segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Evolução da maquina fotográfica para a câmera digital

- A fotografia em si não é uma invenção, mas sim a união de várias descobertas e invenções. Foi através da fotografia que o homem pôde armazenar suas diversas manifestações culturais.

-A primeira delas foi à câmara escura, cuja luz refletida por certo objeto projetava a imagem dentro da câmera. Novos passos foram surgindo e aprimorando mais e mais a evolução fotográfica, resultando em uma série de aperfeiçoamentos. O processo foi se tornando mais automático, substituindo aquela enorme caixa por celulares e câmeras digitais fotográficas de ótima qualidade.

-Louis Jacques Mandé Daguerre aperfeiçoou a heliografia, substituindo compostos químicos e descobrindo que o tempo de revelação diminuiria para minutos usando-se vapor de mercúrio e tiossulfato de sódio.

-As descobertas de Frederick Scott Archer foram fundamentais para a popularização da fotografia, pois nenhuma delas foi patenteada. Ele basicamente criou o processo de revelação de fotos e o antecessor do filme fotográfico, permitindo imagens muito mais nítidas do que as feitas até então.
-Toda a química envolvida na vida de um fotógrafo começou a ser simplificada com a criação de placas secas com uma espécie de gelatina que já traziam os compostos químicos necessários para uma fotografia. Com a criação do celulóide, por Alexander Parkes em 1861, os últimos problemas visíveis nas placas secas (fragilidade e peso) foram resolvidos.

-A revelação era outro processo importante para constituir a fotografia, ela precisava passar por técnicas que garantisse sua qualidade. A câmera fotográfica sofreu uma evolução impressionante quando se tornou um equipamento digital, hoje as pessoas podem tirar suas fotos com maior qualidade, fazer modificações e até mesmo apagar quando a imagem não for satisfatória.

-A primeira câmera eletrônica portátil (como os aparelhos de hoje) surgiu em 1981.

-O conceito de fotografia digital apareceu juntamente com a guerra fria e a corrida espacial.
-Hoje, percebemos que a maioria das câmeras domésticas apresenta resolução até mesmo superior às necessidades dos usuários, cameras digitais, no entanto, têm um micro-computador para gravar as imagens electronicamente.
-Posteriormente é transferido para um e-mail, álbum virtual, revelação digital impressa, apresentadas em telas de TV ou armazenada em CD, disquete, pen-drive, etc. Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia.

-Os equipamentos, ao mesmo tempo em que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibiliza ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso.. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo. Uma das características
mais exploradas pelos fabricantes de câmaras digitais é a resolução do sensor da câmara, medida em megapixels.

Para controlar a quantidade de luz que chega ao sensor(s), existem dois componentes:

§ A abertura, que é o tamanho de abertura do diafragma;

§ A velocidade do obturador, que é o tempo de exposição de luz nos sensores.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

clip_image008

 

 

 

ALUNOS:

Gisele Kühn

Laíze Mohr

 

SALA: 202‏

Nenhum comentário:

Postar um comentário