domingo, 22 de agosto de 2010

TELESCÓPIO

 

STS-31 - 24-04-1990 – LANÇAMENTO DO TELESCÓPIO HUBBLE – UMA JANELA NO UNIVERSO

 

Os telescópios são instrumentos que revolucionaram a maneira pela qual olhamos para o céu e grande parte de nossas descobertas a respeito do espaço e sobre os corpos celestes mais longínquos foi possível graças a sua criação e o seu aperfeiçoamento, desde o modelo mais simples utilizado por Galileu Galilei no século XVII até os mais modernos radiotelescópios e telescópios espaciais. Exibiremos a seguir, imagens e descrições dos telescópios que foram de fundamental importância para as descobertas na astronomia:

clip_image001[4]

1- Telescópio de Galileu: Um modelo simples, constituído de duas lentes nas extremidades de dois tubos onde um desliza dentro do outro (Telescópio refrator). O instrumento foi usado pela primeira vez em observações da Lua, principalmente nas sombras de montanhas e bordas de crateras; permitiu a descoberta das manchas solares; as quatro maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), conhecidas como luas galileanas, em sua homenagem.

 

clip_image002[4]

2-Telescópio de Newton: O exemplar construído por Isaac Newton, diferente do de Galileu, utilizava um espelho para captar e focalizar a luz incidente (Telescópio refletor) e possuía vantagens em relação ao telescópio refrator, devido ao último sofrer efeitos de distorção de imagens. Atualmente os telescópios de grande porte são do tipo refletor.

 

clip_image003[4]

3- Telescópio de Herschel: Possuía 12 metros de comprimento e através dele foi possível a descoberta de dois satélites naturais de Saturno (Encélado e Mimas), e os dois maiores satélites de Urano (Titânia e Oberon).

 

clip_image004[4]

4- Telescópio Hooker: Inaugurado em 1917, foi utilizado por Edwin Hubble para reunir os indícios de que o Universo se encontrava (e se encontra) em expansão.

 

clip_image005[4]

5- Antena de Rádio de Karl Jansky: Construída para monitorar ondas curtas de rádio, acabou registrando ondas que vinham do dentro da Via Láctea. Representava o início da Radioastronomia.

 

clip_image006[4]

6- Telescópio Hale do Observatório Palomar (Sul de Los Angeles): Levou 20 anos para ser construído e foi um instrumento fundamental no estudo dos Quasares.

 

clip_image007[4] 

7- Telescópio Espacial Hubble: Foi colocado em órbita da Terra a 400 Km de distância possibilitando observações astronômicas sem interferência da atmosfera terrestre.

 

clip_image008[4]

8- Os telescópios "Gêmeos" Keck: Estão localizados a 4.150 metros no pico do monte Mauna Kea (Havaí). Tem sido indispensáveis na detecção de planetas extrassolares.

 

clip_image009[4]

9-Observatório Chandra de Raios-X: Pioneiro em várias observações na faixa do raio- X, incluindo a primeira observação de jatos de matéria em Sagitário A e o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.

 

clip_image010[4]

10- Telescópio Espacial Spitzer: Último dos grandes observatórios espaciais da NASA, este observa na faixa do infravermelho. Permitiu Um grande avanço no conhecimento da origem e evolução de estrelas, e de outros sistemas solares.

 

 

Daniel Thrun

Débora Moraes dos Santos

Karina Basseggio

Fernanda P.

Marcos Luan

Jessica Albani

Um comentário: