terça-feira, 24 de agosto de 2010

Evolução do Rádio

Evolução do Rádio

Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.
Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia.
Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

”O rádio é o divertimento do pobre (...), e a informação dos que não sabem ler”, sob estas palavras Roquete Pinto enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e história brasileira.

As Primeiras Radioemissões


O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época.
No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC.

Transmissor:
O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radio receptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV Alem do LW.

Transceptor:
O radia-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são, o telefone celular, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.

Com a evolução tecnológica, nos anos 30, as rádios criaram programas de auditório, o que fez do rádio um veículo popular. Em 1934, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi transformada em Rádio Municipal do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como rádio Roquete Pinto. As rádios nesta fase se fortaleceram como lançadoras de grandes talentos musicais como Francisco Alves, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, entre outros.

Na década de 50, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como as Copas de 58, todos torceram pelo Brasil através do rádio. Em 1953, havia números que identificaram a existência de cerca de 500 emissoras de rádio no país e quase meio milhão de aparelhos receptores.
O rádio então... É um meio de comunicação que ocupa lugar de destaque apesar de ser um hobby, este tem vital importância para as pesquisas e desenvolvimento em diversas modalidades desta ciência.





Assita aqui diferentes tipos de Rádios!







______________________________________
Alunos: Daiana Zucchi
Ignácio Feller
Janayna Otto
Jonatha Lopes
Turma: 202




domingo, 22 de agosto de 2010

TELESCÓPIO

 

STS-31 - 24-04-1990 – LANÇAMENTO DO TELESCÓPIO HUBBLE – UMA JANELA NO UNIVERSO

 

Os telescópios são instrumentos que revolucionaram a maneira pela qual olhamos para o céu e grande parte de nossas descobertas a respeito do espaço e sobre os corpos celestes mais longínquos foi possível graças a sua criação e o seu aperfeiçoamento, desde o modelo mais simples utilizado por Galileu Galilei no século XVII até os mais modernos radiotelescópios e telescópios espaciais. Exibiremos a seguir, imagens e descrições dos telescópios que foram de fundamental importância para as descobertas na astronomia:

clip_image001[4]

1- Telescópio de Galileu: Um modelo simples, constituído de duas lentes nas extremidades de dois tubos onde um desliza dentro do outro (Telescópio refrator). O instrumento foi usado pela primeira vez em observações da Lua, principalmente nas sombras de montanhas e bordas de crateras; permitiu a descoberta das manchas solares; as quatro maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), conhecidas como luas galileanas, em sua homenagem.

 

clip_image002[4]

2-Telescópio de Newton: O exemplar construído por Isaac Newton, diferente do de Galileu, utilizava um espelho para captar e focalizar a luz incidente (Telescópio refletor) e possuía vantagens em relação ao telescópio refrator, devido ao último sofrer efeitos de distorção de imagens. Atualmente os telescópios de grande porte são do tipo refletor.

 

clip_image003[4]

3- Telescópio de Herschel: Possuía 12 metros de comprimento e através dele foi possível a descoberta de dois satélites naturais de Saturno (Encélado e Mimas), e os dois maiores satélites de Urano (Titânia e Oberon).

 

clip_image004[4]

4- Telescópio Hooker: Inaugurado em 1917, foi utilizado por Edwin Hubble para reunir os indícios de que o Universo se encontrava (e se encontra) em expansão.

 

clip_image005[4]

5- Antena de Rádio de Karl Jansky: Construída para monitorar ondas curtas de rádio, acabou registrando ondas que vinham do dentro da Via Láctea. Representava o início da Radioastronomia.

 

clip_image006[4]

6- Telescópio Hale do Observatório Palomar (Sul de Los Angeles): Levou 20 anos para ser construído e foi um instrumento fundamental no estudo dos Quasares.

 

clip_image007[4] 

7- Telescópio Espacial Hubble: Foi colocado em órbita da Terra a 400 Km de distância possibilitando observações astronômicas sem interferência da atmosfera terrestre.

 

clip_image008[4]

8- Os telescópios "Gêmeos" Keck: Estão localizados a 4.150 metros no pico do monte Mauna Kea (Havaí). Tem sido indispensáveis na detecção de planetas extrassolares.

 

clip_image009[4]

9-Observatório Chandra de Raios-X: Pioneiro em várias observações na faixa do raio- X, incluindo a primeira observação de jatos de matéria em Sagitário A e o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.

 

clip_image010[4]

10- Telescópio Espacial Spitzer: Último dos grandes observatórios espaciais da NASA, este observa na faixa do infravermelho. Permitiu Um grande avanço no conhecimento da origem e evolução de estrelas, e de outros sistemas solares.

 

 

Daniel Thrun

Débora Moraes dos Santos

Karina Basseggio

Fernanda P.

Marcos Luan

Jessica Albani

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMEÇOU A INVESTIGAÇÃO !!!

O Blog está pronto. Vamos começar a contribuir ???
Boa Sorte a todos e muito capricho.

Boas notas !!!



Ps: Não existe mais DEPENDÊNCIA.